Foi lançado no dia 14/08, pela editora Alameda, o livro A Água no Brasil: Conflitos, Atores e Práticas, coletânea organizada pela Prof. Dr. Hanna Helena Sonkajärvi (FND/UFRJ) e por mim que reúne diversos artigos de jovens e experientes pesquisadores. Trata-se do resultado de quatro anos de trabalho que tiveram início no workshop Água, Alimentação e Meio Ambiente: diálogos entre História, História do Direito e Direitos Humanos, realizado em 2015, congregando também trabalhos apresentados no evento Perspectivas interdisciplinares sobre conflitos relacionados à água no Brasil, organizado em 2017.
A coletânea reúne trabalhos que tentam pensar a água em seu dinâmico entrelaçamento com a sociedade humana. Três eixos norteiam o conjunto de artigos presente no livro: “Contaminação e Escassez”, “Distribuição e Abastecimento” e “Água como Agente”. Abaixo há o sumário da obra:
Parte I – Água: Contaminação e escassez
1. Enquadramentos do desastre ocorrido no Rio Doce e em Mariana no sistema de justiça Cristiana Losekann (UFES), Thais Henrique Dias (UFES) & Ana Valéria Magalhães Camargo (UFES)
2. Privação e violações do direito à água e ao saneamento na periferia da metrópole capitalista Gustavo Prieto (UNIFESP)
Parte II – Distribuição e Abastecimento de água
3. Nas fronteiras do paraíso. Avaliando o abastecimento de água do Rio de Janeiro (séculos XVI-XIX) Jorun Poettering (Universidade de Rostock, Alemanha)
4. Direitos ou privilégios? Os embates nos usos dos rios nas serras do Rio de Janeiro no Segundo Reinado Bruno Capilé (MAST)
Parte III – Água como Agente
5. Os altos rios Purus e Juruá na formação de fronteiras nacionais na região de Acre André Vasques Vital (UniEVANGELICA) e Hanna Sonkajärvi (FND/UFRJ)
6. Margens, cacimbas e criadouros: corpos de água e o Anopheles gambiae no Brasil Gabriel Lopes (COC/Fiocruz)
O livro pode ser adquirido nas principais livrarias no Brasil, na Amazon ou na editora Alameda.
Pingback: Correndo para 2020 | #DifraçõesHistóricas