#DifraçõesHistóricas

Uma escrita da História no tempo das contingências

2017: Ano Novo, Vida Nova

Faltam poucas horas para o turbulento ano de 2016 acabar. Para mim foi um ano extremamente complicado devido a profundas transformações com perdas e ganhos dramáticos. Término de casamento, término do doutorado, incertezas, morte em família e finalmente a mudança para Goiás. Um pouco dessa saga pode ser lida resumidamente aqui. Contudo, no final de 2015 eu já previa que 2016 seria um período difícil, conforme pontuei nessa publicação. Foi, no entanto, muito pior do que eu esperava.

As expectativas para 2017 são boas para a minha vida profissional e pessoal. Infelizmente não se pode dizer o mesmo para a vida no país como um todo. A crise econômica persiste, o desemprego também e temos uma kakocracia oligárquica no poder até 2018 (se durar até lá). Será um ano em que, certamente, verei colegas de trabalho e antigos colegas do doutorado tendo problemas com a escassez de recursos e também com desrespeitos governamentais, como no caso da recente ameaça de nomeação da segunda colocada nas eleições para presidência da Fiocruz pelo Governo Federal.

Ainda assim, a minha lista de intenções para 2017 é positiva e vai muito além do simples “sobreviver” a crise e defender a tese, como foi no caso passado. Nesses poucos meses como pós-doutorando, foi possível me adaptar a condição distinta de “não-estudante”, após anos de trajetória ininterrupta entre a graduação e o doutorado. Foi nesse breve tempo que entendi melhor o que significa esse novo momento da carreira.

Dentre as principais intenções para 2017 estão: submeter mais artigos em revistas, buscar maiores inovações nos meus estudos, me dedicar a orientação dos alunos do mestrado e às aulas que darei no âmbito do mestrado e da pós-graduação lato-sensu. Sem o peso de uma tese para escrever, finalmente poderei focar no crescimento e fortalecimento da minha carreira com mais liberdade e melhores motivações. Não menos importante, espero expandir meus afetos e me sentir mais em casa no lugar onde vivo agora.

Ano novo, vida nova. Que 2017 seja um bom ano, um período de renovação e paz para todos nós. Eu e você que aqui esteve e leu essa breve publicação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 31 de dezembro de 2016 por em Sem categoria e marcado , , .
%d blogueiros gostam disto: